Jorge Chichorro Rodrigues
nasceu em 1958, na Graça, em Lisboa.
É licenciado em Tradução pelo I.S.L.A. e em Estudos Portugueses pela Universidade Autónoma de Lisboa; defendeu a tese de mestrado intitulada Da Comunidade Luso-Brasileira à Comunidade de Países de Língua Portuguesa na Universidade Aberta. Este estudo encontra-se publicado no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa de 1997.
Tem artigos publicados em diversos jornais, nomeadamente no Diário de Notícias, sobre a temática da lusofonia. No Dicionário Temático da Lusofonia tem um artigo sobre a CPLP. Foi colaborador do jornal Sol Português, da comunidade portuguesa radicada em Toronto, Canadá. Tem artigos publicados na revista Língua e Cultura, da extinta Sociedade da Língua Portuguesa. Colabora regularmente na revista Nova Águia (Revista de Cultura para o século XXI) e também na revista digital Helimagazine/Helicayenne. É atualmente o editor do jornal A Voz de Paço de Arcos, com o qual colabora regularmente.
É autor de Fi-Luso-Fando (Uma viagem poética pela língua portuguesa), Ser Português (Ensaio imagístico), O Princípio do Mundo (romance sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral e os primeiros tempos da colonização do Brasil), O Búzio Encantado (romance), Deus, Poesia, Natureza (livro de aforismos), A Voz da Inocência (prosa poética), Malhas que o Destino Tece (crónicas com um fundo autobiográfico em que aparecem várias figuras importantes ligadas à lusofonia), O Sol e a Lua (livro com vinte textos e com um fundo didático em que dialogam vários opostos, como a Juventude e a Velhice, ou o Tudo e o Nada), Gotas de Poesia (poesia e prosa poética). Já traduziu, entre outras obras, A Grande Epopeia dos Celtas, de Jean Markale.
Terminou em janeiro de 2024 a coleção Mestres da Língua Portuguesa, em que estão presentes trinta e um autores de língua portuguesa, de Portugal, Brasil, África e Timor-Leste. Alguns dos títulos já estão na 2ª edição. O livro sobre Fernando Pessoa, adaptado para teatro, ganhou o Prémio Ruy de Carvalho em 2016. Dois títulos, sobre Gil Vicente e Pêro Vaz de Caminha, foram adaptados para animação, com textos do autor, tendo sido o primeiro usado no manual escolar da Porto Editora, Livro Aberto, para o 9.º ano.
PROMO ELOGIOS - Mestres da Língua Portuguesa - Jorge Chichorro Rodrigues
Escreve diariamente na sua página do Facebook com o nome Jorge Manuel Rodrigues. Siga as suas redes sociais!